Agende V. Mariana Agende Pinheiros
Nutricionista: o que faz este profissional e como ele pode te ajudar?

O nutricionista é um profissional especializado no estudo da alimentação. A atuação deste profissional requer diploma universitário e registro profissional na categoria, para trabalhar em instituições específicas da área e também para consultas com pacientes. 

Ainda há pouco conhecimento do público sobre a profissão, gerando especulações, estereótipos e expectativas irreais. Inclusive, muitas pessoas sem nenhuma capacitação se intitulam nutricionistas, com um estilo de vida que se populariza em redes sociais.  

O que faz um nutricionista?

A todo momento, há uma celebridade instantânea de redes sociais que se intitula nutricionista e publica postagens sobre dietas. A atitude irresponsável pode levar inúmeras pessoas a erros graves na alimentação. Muita gente desconhece que, para ser nutricionista, é preciso ter curso superior de bacharelado em nutrição, com registro profissional no Conselho Regional de Nutrição. 

A duração média da graduação é de quatro anos. O curso é bastante popular entre universidades em todo Brasil, com uma grande procura. A maior parte dos profissionais que se forma na área é mulher, mas o curso é franqueado para todos os gêneros e anualmente o número de homens procurando a carreira vem aumentando. 

O que atrai os estudantes para a área de nutrição é o interesse em entender mais sobre as reações do corpo com a ingestão de cada alimento e a combinação entre eles por meio de dietas. Os variados resultados podem ajudar as pessoas a ter uma vida mais saudável, evitando ao máximo recorrer a remédios e procedimentos cirúrgicos para prevenir ou tratar doenças associadas a uma má alimentação. 

Muitas empresas estão alterando sua política e filosofia de trabalho, buscando incluir o nutricionista em seu quadro de colaboradores, o que tem ampliado o número de vagas para esse profissional. Da mesma forma, consultórios vêm se consolidando, dada a maior procura pelos serviços de um nutricionista.  Ele também é responsável pela alimentação de pacientes em clínicas e hospitais. 

Como é a atuação do nutricionista?

A nutrição é uma área muito mais ampla do que se imagina, visto que o profissional não se limita a consultas para quem deseja emagrecer. Como todo mundo precisa do alimento para viver, a área da nutrição nunca perde sua importância. Inclusive, o nutricionista precisa estar sempre atualizado sobre o desenvolvimento de novos alimentos e seus efeitos no organismo. 

Cada pessoa tem uma forma própria de se alimentar, assim como gostos, paladar e metabolismo muito particulares. Cabe ao nutricionista conhecer seu paciente por meio de exames físicos e laboratoriais, da análise do histórico de saúde e de outras informações obtidas em consultas, para identificar as melhores combinações alimentícias para ele. 

Há situações peculiares como a gestação, momento em que o nutricionista exerce um papel de confiança e segurança para a paciente, já que cuidará não só dela mas também do seu bebê, que precisa de todos os nutrientes para se desenvolver com saúde. 

Crianças e idosos também precisam de uma dieta mais elaborada, já que, enquanto um está em pleno e rápido desenvolvimento corpóreo, o outro busca retardar o desgaste que o envelhecimento impõe. Em ambos os casos, os alimentos podem ser determinantes para blindá-los com saúde. 

Esportistas e pessoas que iniciam uma atividade física buscam o nutricionista para elaborar uma dieta que pode lhe oferecer maior resistência, força, equilíbrio e tonicidade muscular, bem como servir como agente anti-inflamatório e regenerar o corpo depois de exercícios intensos. 

A alimentação correta melhora a imunidade e serve como uma blindagem contra infecções, inflamações e muitas doenças, assim como ajuda a combater a diabetes, a hipertensão e a obesidade.

Quer saber mais? Estamos à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficaremos muito felizes em responder aos seus comentários sobre este assunto. Leia outros artigos e conheça mais sobre a Osteopatia SP.